13 de jul. de 2011

                                     Gincanas para grupos

                                       Sorteio de tarefas

a) Material: vários pedaços de papel para que se escrevam as tarefas para cada grupo. Isso deve ser feito antes de iniciada a ginkana..
b) Disposição dos grupos: O líder deve estar sentado numa espécie de trono, bem destacado, segurando um vaso ou um envenlope contendo nele os papéis com as tarefas escritas. Os grupos podem ficar em volta dele na posição que melhor permitir o ambiente  ou as circunstâncias do momento.

c) Regras:
O número de tarefas nãp pode ser muito grande, dependendo entretanto do tempo disponível e do grau de dificuldade  das tarefas.O grupo ganhará o ponto se conseguir efetuar as tarefas completas e em menor tempo que o grupo adversário, Só o lider deve estar ciente das tarefas ali contidas. Pode haver uma comissão julgadora, também ciente das tarefas.
d) Explicação das brincadeira: O líder deve fazer uma encenação obrigando-os a obedeceram-no. Deve haver uma espécie de ajudanter ou secretário do líder que irá chamar os grupos e ler a tarefa sorteada pelo líder para cada grupo. A tarefa deve ser apresentada diante do líder no menor tempo possível.
Sugestões: (para grupo de crianças)
Tarefa:
1- Trazer um nºx de crianças quetenham sardas no rosto.
2- Trazer um nºx de crianças que estejam vestidas com uma blusa que tenha um furo debaixo do braço.
3- Trazer ujma criança que saiba uma frase e lingua estrangeira
4- Trazer um nºx de crianças que pesem mais ou menos 30 quilos. etc.

Obs: Se realizada em ar livre outras tarefas podem ser invluídas como:
5-Trazer um litro de água limpa de um lugar ( se houver lago) ou aguá suja, da torneira etc.
6- Trazer a assinatura de alguém que esteja em outra extremidade, bem longe onde está o grupo. O grupo deve procurar essas pessoas sem que ela saiba que está procurando.
7- trazer um inseto, um peixinho.

                       CORREDOR DE SAPATOS

a) Material: um par de sapatos.
b)  Disposição dos grupos: deve ser feita uma fila comprida de cadeiras. Uma do lado da outra até caber todo o grupo sentado. Isso deve ser feito também para o outro grupo . Um de frente para o outro, mas com uma certa distância os separando.

c) Regras: Os elementos do grupo devem estar descalços e sentados uns bem próximos aos outros. Cada grupo deve estar de posse de um pé de sapato. Esse sapato deve ser passado de pessoa para pessoa por cima dos pés de cada membro do grupo. Ninguém deve segurar o sapato com as mãos ou muda-ló de lugar para lugar a não ser com os pés. Dessa forma os grupos formarão uma espécie de ponte ou  corredor por onde o sapato deve passar sem cair. Se ele cair antes de chegar ao último elemento da fila o grupo tem de começar tudo do príncipio. Ganha o grupo que conseguir chegar ao final sem derrubar o sapato, em primeiro lugar, ou seja, antes do outro grupo.

Nenhum comentário: