2 de fev. de 2011

Loide e Eunice / cultivadoras da fé

Tomando nota: comentário para o professor
Eunice era uma Judia que tomou para si a responsabilidade de ensinar a seu filho Timóteo as Escrituras Sagradas, fazendo-o ''sábio para a salvação pela fé (2 timóteo 3:15). Seu marido era um gentio grego que, provalvemente, havia morrido durante os primeiros anos de vida de Timóteo. De qualquer forma, não há evidências de que seu marido se importasse em ter um coração perfeito diante de Deus.
Dois fatores moldaram a vida de Timóteo. Desde muito cedo, sua devota mãe e sua fiel avó Loide, influenciaram a sua vida. Involuntariamente, elas o preparam para o chamado de Deus para a salvação,e então, para o ministério, ensinando-lhe a palavra de Deus (2 tm. 3:15). Mais tarde, quando adulto, ele ouviu a confirmação da mensagem do Evangelho, a qual, primeiramente, habitou em sua mãe Eunice e em sua vó Loide (2 tm 1:5)
Durante a primeira viagem missionária de Paulo, por volta de 46 d.c., Eunice e Loide se converteram a Cristo em listra. Refletindo uma fé verdadeira (v.5), elas viveram aquilo em que acreditavam. Paulo afirmou que a mesma fé da mãe e da avó à verdadeira doutrina, estava no próprio Timóteo, deixando Paulo alegre. A fidelidade da mãe e da avó à verdadeira doutrina, fundamentada na palavra de Deus e mantida pelo Espirito Santo, não era facilmente abalada.
Eunice e Loide são exemplos preciosos. As mulheres podem conhecer a palavra de Deus e ensina-lá fielmente a seus filhos. Assim cmo Eunice e Loide, elas podem incutir a peidade em seus filhos, em vez de materialismo, e a semelhança de Cristo, em vez do egocentrismo.
eunice e Loide são testemunha vivas de que nada na vida de uma mãe é mais importante do que ter uma fé pessoal e vibrante diante de seus filhos.
Fonte: biblía da mulher -Almeida revista atualizada

 




Nenhum comentário: